Esta atividade foi realizada com os alunos da 6ª série na sala informatizada, com o auxilio do software hot potatoes, foi muito produtiva, optamos por usar o Quiz, que vinha de encontro a nossa necessidade de avaliar o conteúdo que havíamos trabalhado sobre o Barroco, de forma interdisciplinar nas disciplinas de Artes e História.
Os alunos gostaram muito, pois puderam interagir com a mídia computador, que é uma de suas favoritas. Pude observar que a maioria dos alunos concentrou-se muito na atividade lendo com atenção as questões antes de assinalar a resposta, teve também os que apenas queriam ver o que iria acontecer ao chegarem ao final da atividade , mas de forma geral foi muito produtivo. Como citado no texto disponível no conteúdo da etapa 3, o fato de a avaliação ser imediata também despertou o interesse dos alunos.
Sou a favor do uso de software Educacionais, desde que bem estruturados, com indicação de idade, que sejam de fácil execução e utilização, e atendam os objetivos da disciplina.
Temos que ter claro que nem um instrumento didático substitui o outro, que o livro ainda é muito necessário assim como as tecnologias estão disponíveis para nos auxiliar, e que nós professores somos peças importantes neste processo.
Abaixo podemos ver fotos e imagens das páginas de atividades desenvolvidas com o alunos.
2 comentários:
Gislaine!
Sua atividade foi muito interessante, pois oportunizar uma avaliação imediata aos alunos é muito bom para testar o que realmente aprenderam do conteúdo. Eu optei pelo JCross, do software Hot Potatoes. A montagem da palavra cruzada foi baseada nas funções e ambientes existentes na unidade escolar, aplicado em duas 4ª séries. Onde o envolvimento e domínio dos alunos frente a jogos e ao computador me surpreenderam. Trabalho este que já abriu frente de auxílio à professora da turma, que irá oportunizar a eles mais vezes este tipo de atividade para fortalecer a fixação do conteúdo programado na unidade escolar.
Abração e sucesso nas suas próximas atividades.
O uso da tecnologia em sala de aula, como foi feito o quiz, é sempre um estilo para os alunos para buscar e transformar as informações da Internet em conhecimento.
Postar um comentário